Dias Gomes criou Roque Santeiro baseado em uma peça de teatro, de sua autoria, chamada O berço do herói, que havia sido censurada e proibida. A telenovela seria exibida em 1975 pela Rede Globo e já tinha vários capítulos gravados, além de chamadas anunciando sua estréia. Porém, no dia da estréia, a Rede Globo recebeu ofício do governo federal censurando a telenovela.
A emissora então pôs no ar uma reprise de Selva de Pedra, de Janete Clair, enquanto outra era escrita - Pecado Capital -, também de Janete. O motivo da censura foi uma escuta telefônica do governo, em que foi gravada uma conversa de Dias Gomes, em que ele afirmava que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando O Berço do Herói para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava da mesma obra.
Roque Santeiro foi uma novela bastante popular, envolvendo praticamente todos os temas do cotidiano do brasleiro nordista, paribano, mas claro com o humor satiro e com muitos personagens surreais , que viraram marca nas novelas de Dias Gomes , e depois de Aguinaldo Silva.
Muitos personagens tinham trejeitos e caracteristicas ,bem peculiares e muito engraçadas.
Mas Sinhozinho Malta tinha uma característica que ficou marcante e lembrada até os dias de hoje: quando estava nervoso, sacudia as pulseiras, num tique acompanhado por um efeito sonoro, com o som de uma cascavel, seguido do bordão “Tô certo ou tô errado?”.
Roque Santeiro, um classico que marcou epoca.
sábado, 30 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário